Sanesul Fortalece Investimentos em Saneamento nas Cidades da Rota Bioceânica

Sanesul investe pesado em saneamento básico ao logo da rota bioceânica.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está desempenhando um papel crucial ao destacar os investimentos em saneamento básico nas cidades ao longo da Rota Bioceânica. O plano de saneamento do estado, com o objetivo de universalizar os serviços até 2031, assume uma posição estratégica nas obras de infraestrutura relacionadas à rota, abrangendo abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Meta de Universalização antes do Prazo

O Governo do Estado, em colaboração com a Sanesul, busca adiantar-se ao marco regulatório do saneamento básico e pretende atingir a meta de proporcionar coleta e tratamento de esgoto em todos os domicílios nas 68 das 79 cidades em que a estatal opera os serviços públicos de saneamento. O marco regulatório estabelece essa meta para o ano de 2033.

Avanços na Cobertura de Esgotamento e Abastecimento de Água

Atualmente, a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário atinge cerca de 61,75% dos municípios sob a responsabilidade da Sanesul, enquanto o sistema de abastecimento de água alcança 100% de cobertura. Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, enfatiza a importância da universalização do sistema de esgoto como prioridade na gestão municipalista do governador Eduardo Riedel e da diretoria da empresa.

Impacto da Parceria Público-Privada na Expansão

A Sanesul e o Grupo Aegea, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) “Ambiental MS Pantanal”, têm desempenhado um papel fundamental na expansão do saneamento básico. A PPP permitiu a criação da operadora responsável pelo Plano de Saneamento Básico, que em pouco mais de 2 anos conectou cerca de 5 mil domicílios à rede coletora de esgoto.

Contribuição para o Desenvolvimento Socioeconômico

O impacto do saneamento básico no desenvolvimento socioeconômico é significativo, tendo efeitos diretos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida. Nesse contexto, as cidades atendidas pela Sanesul que estão sob a influência do Corredor Bioceânico se preparam para integrar essa importante rota continental.

Potencial Transformador do Corredor Bioceânico

O Corredor Rodoviário Bioceânico, com sua rota que conecta Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, trará transformações significativas para as regiões por onde passa. Além de encurtar distâncias para a Ásia em mais de 9,7 mil quilômetros em comparação à rota marítima, impulsionará o desenvolvimento econômico e a competitividade das regiões envolvidas.

Compromisso com o Futuro

O saneamento básico é uma peça-chave na preparação das cidades interligadas ao Corredor Bioceânico. A Sanesul, em parceria com o Grupo Aegea, está desempenhando um papel fundamental para assegurar que as cidades estejam prontas para aproveitar os benefícios do corredor, ao mesmo tempo que promove qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *